LIVROS

O livro “Biodiversidade e Monitoramento: Perspectivas para a Conservação dos Ecossistemas Costeiro-Marinhos” surge como uma resposta científica e coletiva a esse desafio. A obra reúne reflexões, estudos e experiências sobre os principais vetores de pressão ambiental que afetam as zonas costeiras, ao mesmo tempo em que propõe caminhos concretos para o uso sustentável desses territórios.

Fruto da pesquisa “Indicadores de Conservação da Biodiversidade: Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030”, o livro dialoga diretamente com as metas globais que buscam equilibrar sociedade e natureza. A partir da realidade das zonas costeiras nordestinas, que representam cerca de 20% do litoral brasileiro, a obra apresenta um panorama sobre os desafios e potencialidades de uma região marcada por elevada diversidade biológica e intensa atividade humana.

Organizado em cinco capítulos, o livro percorre diferentes dimensões da conservação ambiental:

Monitoramento ambiental — como ferramenta estratégica para a gestão e conservação da biodiversidade;
Serviços ecossistêmicos — seus marcos históricos, implicações e relação com o monitoramento;
Erosão da biodiversidade — causas, consequências e lacunas nos mecanismos de proteção;
Poluição marinha — tipos, origens e o papel do monitoramento na mitigação dos impactos;
Etnoconservação — a importância dos saberes tradicionais e da gestão participativa na conservação dos territórios costeiros.

Mais do que um compilado de estudos, esta obra é um convite à reflexão e à ação. “Biodiversidade e Monitoramento” reafirma o papel essencial da ciência, da gestão ambiental e da participação social na construção de um futuro mais sustentável para os ecossistemas costeiro-marinhos brasileiros.

Organização:
Fátima Verônica Pereira Vila Nova – Professora e pesquisadora, líder do grupo BIOMAS – Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade (IFPE)
Maria Fernanda Abrantes Torres – Pesquisadora do grupo BIOMAS – Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade (IFPE)

Acesse o livro completo aqui

O Grupo de Pesquisa BIOMAS tem a alegria de anunciar a publicação do livro Acessibilidade e Inclusão na Escola, de autoria de Isaías Oséias Feitosa da Silva. A obra é fruto de uma trajetória que une teoria e prática, refletindo um compromisso profundo com a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.

O autor propõe uma reflexão urgente e necessária: como tornar a escola um espaço acessível não apenas fisicamente, mas também do ponto de vista tecnológico, comunicacional e cultural? Como construir uma cultura escolar que valorize as diferenças e garanta igualdade de oportunidades para todos os estudantes? Ao longo da obra, são discutidas as especificidades das deficiências, os impactos no contexto educacional e as estratégias que promovem uma aprendizagem significativa. Mais do que identificar barreiras, o livro convida educadores, gestores e demais profissionais da educação a pensarem em soluções práticas e humanizadas para o cotidiano escolar.

O Grupo BIOMAS se orgulha de apoiar esta publicação, que se alinha ao nosso compromisso com a educação ambiental, social e inclusiva. Que esta leitura inspire novas práticas, diálogos e políticas para uma escola mais democrática e plural.

Baixe gratuitamente aqui: Acessibilidade e Inclusão na Escola

O Atlas da População Costeira do Brasil tem como objetivo fornecer uma visão detalhada e sistematizada sobre a distribuição, evolução e características demográficas das populações que habitam o litoral brasileiro. Com base nos dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas apresenta análises que permitem compreender, de forma atualizada, a dinâmica populacional dessa região estratégica para o país.

A publicação foi produzida pelo Grupo de Pesquisa em Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade (BIOMAS), Grupo de Pesquisa Biogeografia e Meio Ambiente (BIOMA) e pelo Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho (CEDEPEM), organizada pelas professoras pesquisadoras Fátima Verônica Pereira Vila Nova, Maria Fernanda Abrantes Torres e Etiene Villela Marroni. O trabalho reúne contribuições de autores e autoras vinculados a diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, promovendo uma abordagem colaborativa e interdisciplinar.

Baixe gratuitamente aqui: Atlas: População Costeira do Brasil

“A formação de uma comunidade composta por pesquisadores de diferentes nacionalidades e formações teóricas, pode e deve contribuir para o entendimento internacional em relação ao uso racional dos mares e oceanos, capazes de atender às necessidades da humanidade como um todo, em um planeta tão devastado em seu meio ambiente e onde os recursos naturais tornar-se-ão cada vez mais escassos. Este livro reúne conjunto de pesquisas e estudos reunindo 43 especialistas em várias áreas do conhecimento, de várias gerações, vinculados a instituições as mais diversas no Brasil e no exterior. São pesquisas iniciais, em andamento ou em fase de conclusão. Demandou determinação, perseverança, competência dos autores deste empreendimento. O resultado aí está:  trata-se de abrangente e qualificada contribuição para todos os que se interessam sobre o futuro do “Condomínio Atlântico”, vital para o destino não só para os países da região de um e outro lado do Oceano, mas também, e afinal, para toda a humanidade. Cumprirá exitosa trajetória.” (Eurico de Lima Figueiredo)

Chega-nos por meio da Editora Textos, e pode ser baixado gratuitamente pelo link: Condomínio Atlântico: estudos e debates

Voltar