PROJETOS DE EXTENSÃO


TÍTULO: IX SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA E VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO IFPE

Descrição: O IX Seminário de Agroecologia e VIII Seminário de Educação do Campo visa qualificar a produção e a disseminação de conhecimentos nos campos de estudos da Agroecologia e da Educação do Campo, em uma perspectiva atenta às políticas públicas e ao cenário atual da pós-graduação no Brasil. Ao reunir os povos do campo, das águas, das florestas e das cidades, movimentos sociais, instituições de ensino, gestores públicos, conselhos profissionais, associações e cooperativas, estudantes, educadores/as e pesquisadores/as, o evento se constitui em espaço plural de debate, intercâmbio e construção de caminhos conjuntos diante dos desafios científicos e sociais atuais. Uma ampla diversidade temática será abordada, em mesas redondas, oficinas capilarizadas em diferentes territórios regionais, presenciais e on-line, vivências agroecológicas em campo, apresentação de trabalhos científicos, lançamento de livros, exposição em estandes e comercialização de produtos de uma economia pautada pela sociobiodiversidade e pela inovação tecnológica. As cinco regiões brasileiras estão envolvidas na proposta, com olhar especial ao Norte e Nordeste, a fim de viabilizar a participação da totalidade dos programas de pós-graduação stricto sensu de Agroecologia e Educação do Campo. A Associação Brasileira de Agroecologia, que reúne profissionais e pesquisadores da área, e o comitê editorial da Revista Brasileira de Agroecologia também compõem a comissão organizadora do evento. Além dos docentes, a participação dos programas envolve estudantes de pós-graduação e organizações sociais vinculadas às instituições de ensino por meio da extensão. Assim, há um grande potencial de desenvolvimento de ações conjuntas, tanto de avaliação e monitoramento dos programas, quanto de proposição de soluções em rede. A integração entre os diferentes atores citados visa reafirmar a pós-graduação como espaço estratégico de construção de conhecimento, valorização dos territórios e comprometimento com a justiça social.

Integrantes: Fátima Verônica Pereira Vila Nova (Presidente da Comissão Organizadora do Evento/Coordenadora do GT de captação de recursos), Michael Antão dos Santos e Joana de Oliveira Dias (Coordenação do Evento), Elaine Cristina da Rocha Silva (Coordenadora do GT das Secretárias de Agricultura), Anailza Cristina Galdino da Silva (Coordenadora do GT do Comitê Científico), Danilo Wanderley Matos de Abreu (Coordenador do GT de Infraestrutura), Germano José Gomes Leite (Coordenador de GT de Logística). Portaria Portaria CCAR/IFPE nº 115, de 4 de setembro de 2025.

Site do evento:
https://www.even3.com.br/seminariosifpe2026-648087

APOIO:

TÍTULO: Feira de Tecnologia, Educação e Ciência do Município de Caruaru (FETEC): A Jornada das Comunidades Tradicionais com a Água (2023 – 2025).

Descrição: As comunidades tradicionais ao redor do mundo têm uma relação íntima e ancestral com a água. Elas dependem desse recurso não apenas para a sobrevivência física, mas também para sua identidade cultural e bem-estar espiritual. A Jornada das Comunidades Tradicionais com a Água, tema da 1 Feira de Tecnologia, Educação e Ciência do Município de Caruaru (FETEC), objetiva promover o conhecimento, valorizar as práticas e saberes tradicionais, e estimular a preservação e respeito pela cultura dessas comunidades. Além disso, busca-se também promover a ciência e a tecnologia de forma inclusiva, considerando as necessidades e realidades específicas das populações tradicionais. A proposta de usar eventos para divulgar e popularizar a ciência, valorizar práticas e saberes tradicionais, e promover a preservação e o respeito pela cultura das comunidades tradicionais tem um grande potencial, pois permite integrar os saberes, ao criar um espaço para um diálogo intercultural e possibilita que diferentes perspectivas se complementem, resultando em soluções mais abrangentes e sustentáveis para os desafios contemporâneos. Além disso, promove a inclusão de diferentes comunidades e grupos culturais, destacando a diversidade de conhecimentos e experiências. Espera-se estimular a integração e troca de conhecimentos entre as comunidades tradicionais, pesquisadores, educadores e o público em geral, facilitando a troca de experiências sobre a relação dessas comunidades com a água e o interesse por carreiras científicas e pesquisa acadêmica nesse campo.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fátima Verônica Pereira Vila Nova – Coordenador / Rúbia Valéria Gomez de Andrade – Integrante / Cleyton Marcos de Melo Sousa – Integrante / Fagner Diego Spíndola Correia Monteiro – Integrante / Michael Antão dos Santos – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

TÍTULO: ForMar: Formação da Cultura Oceânica (2022 – Atual)

Descrição: A compreensão da influência do oceano em nós e a nossa influência no oceano, designada cultura oceânica, visa facilitar a criação de uma sociedade consciente sobre o oceano, capaz de tomar decisões informadas e responsáveis sobre os recursos ambientais, viabilizando a sustentabilidade oceânica. O Projeto ForMar desempenha uma função importante no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo para engajar a comunidade escolar na cultura oceânica, estimular estudantes a terem uma maior compreensão sobre o oceano, a criarem laços afetivos com o oceano, independente da distância que estejam dele, e a promoverem ações e mudanças comportamentais para e em prol da sustentabilidade oceânica.

Coordenado por: Fátima Verônica Pereira Vila Nova. Colaboradores: Anailza Cristina Galdino da Silva

Siga-nos no Instagram!


TÍTULO: Horta Orgânica Escolar: um caminho para a sustentabilidade ambiental (2018 – 2019)

Descrição: O objetivo foi construir valores e atitudes necessários à compreensão e resolução das questões ambientais, por meio de formas não convencionais de produção de alimentos, além de estimular hábitos alimentares saudáveis.

Coordenado por: Fátima Verônica Pereira Vila Nova e Michael Antão dos Santos. Colaboradores: Adrya Gisly Gomes Vila Nova, Alícia Gonçalves Morais, Beatriz de Melo Oliveira Rodrigues, Eclesiastes Gean da Silva, Emilly Beatriz Rodrigues de Lima, Felipe Henrique da Silva, Francielly Pereira da Silva Cruz, Giovanna de Lima Freire, Iane Cristine Abdrade Oliveira, Jéssica Lima Avelino da Silva, Lucas Carvalho Cordeiro e William Torres Pereira da Silva.


TÍTULO: Uso Sustentável da Água – USA (2017 – 2018)

Descrição: A região Nordeste apresenta muitos problemas de disponibilidade hídrica, em parte, por suas características climáticas, principalmente no Agreste e Sertão, onde as temperaturas médias são elevadas, com altas taxas de evapotranspiração e chuvas irregulares e concentradas. A estiagem prolongada na região tem agravado a questão da água, com a queda nos níveis dos reservatórios de abastecimento das cidades, tornando a população e as atividades econômicas vulneráveis, ameaçando a segurança hídrica. Assim, o projeto visa analisar o potencial de aproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado nas instituições de ensino como alternativa de uso para o enfrentamento da escassez hídrica da região e desenvolver sistemas de captação e armazenamento com o reaproveitamento de materiais.

Coordenador por: Fátima Verônica Pereira Vila Nova. Colaboradores: Dielison da Silva Rodrigues de Deus, Jônatas Bezerra da Silva, Olívia Camila Bertino de Almeida, Rúbia Valéria Gomez de Andrade e Walber Mendes de Andrade Sobrinho.

O Projeto USA foi semifinalista do Prêmio ANA (Agência Nacional das Águas), confira aqui


Voltar